top of page

Programação atualizada - Quinta-feira (07/06)

Atenção: informações que foram alteradas estão em vermelho

​

10:00 - 12:00 / Limite de 25 participantes / Sala N301
Oficina corporal - Das sutilezas aos encontros: cuidados

Atualmente as diversas modalidades de cuidado têm sido discutidas tendo em vista as formas de opressão que tem passado os movimentos sociais ou mesmo as minorias políticas que lutam para não serem oprimidas cada vez mais. Uma questão delicada, discutida há algum tempo, diz respeito ao cuidado de quem cuida, de quem está com o corpo na lida diária enfrentando os fascismos cotidianos. No entanto, há que se estar atento, sobretudo, aos microfascismos, ao que diz respeito o que cada um reproduz consigo e com os outros. Nossa prática tem como propósito trabalhar essa dimensão de cuidado a partir de técnicas corporais que tem como objetivo promover encontros: encontros com outros corpos e encontros consigo mesmo. Nessa perspectiva nossa dimensão de cuidado extrapola o "eu" luzente e brilhante, tão na moda. A partir da discussão das singularidades e modos de individuação, essa prática de cuidado procura trazer algumas questões: como nos envolver numa ética, estética e política, se estamos tão voltados para dimensões de nossa existência que nos dissocia de nossas singularidades? É possível que micropolítica entre nós para criar horizontes que nos aproximem do que um certo careca chamou de "cuidado de si"?

Proponente: Thiago Pedro Monteiro

​


10:00 - 13:00 / Sala N205
Palestra - Processo de desinstitucionalização dos manicômios em Niterói: um Relato de Experiência

Um relato de experiência na equipe de Desinstitucionalização de Niterói. Passando por como começou o trabalho inicial da equipe, suas mudanças ao longo do tempo, dificuldades e conquistas, descrição das condições dos pacientes enquanto internados, o que passavam entre outros. A luta pelo direito daqueles institucionalizados a longo tempo e o que foi alcançado até hoje. Terá espaço para perguntas e questionamentos do que tiverem assistindo.

Proponentes: Walter Passos Vasconcellos Neto

​

 

10:00 - 13:00 / Limite de 10 participantes / Sala N303
Oficina e roda de conversa - Arte, corpo e cuidado: experiment-ação com Lula Wanderley

A pesquisa "Memória da pele, membrana da alma: corpo, pensamento e subjetividade" convida Lula Wanderley, médico e poeta visual, para propor uma experimentação inspirada no trabalho de Lygia Clark e conversar sobre sua trajetória de mais de 30 anos no campo da saúde mental, fazendo da arte e da reinvenção das relações, um jeito de cuidar e viver a vida sem muros.

Proponentes: Adriana Rosa Cruz Santos

 

10:00 - 12:00 / Limite de 30 participantes / Sala P304

Roda de Conversa - Psicanálise e Arte: o que movimento o ator?

O teatro é uma ferramenta de grande importância no empoderamento dos sujeitos, podendo ser aliado não apenas com fins culturais, mas também sociais.

Proponentes: Janaina Marins; Talita Baldin

 

10:30 - 12:00 / Sala N212
Oficina - As possibilidades da Pesquisa-Intervenção

Oficina para apresentação e discussão da Etnoeducação, problematizando e criando possibilidades de uma pesquisa-intervenção na área das ciências sociais. A Etnoeducação, tal como proposto pela equipe do Programa de Extensão Educação Patrimonial em Oriximiná, torna-se uma ferramenta conceitual, ética, política e metodológica, que busca a construção de um problema coletivo a partir de situações reais, sendo um manejo da educação que utiliza aspectos do método etnográfico, como a alteridade, a polifonia dos discursos, o mergulho na experiência e a coemergência. A proposta em Etnoeducação se inspira na escuta e no compartilhamento de ideias, buscando construir espaços abertos e heterogêneos de aprendizagem.

Proponentes: Luana Salvadori e Lucas Carpes

 

12:00 - 13:00 / Sala N316
Roda de Conversa - Saúde Mental na Atenção Básica: uma experiência em Niterói

Este trabalho pretende discutir sobre a ação de matriciamento de um Ambulatório Ampliado da Rede de Saúde Mental do município de Niterói.

Sendo a atenção básica um campo estratégico no acolhimento da demanda de saúde mental, por representar a principal porta de entrada do sistema de saúde e por sua inserção territorial, que a torna fundamental para intervenções de saúde mental no ambiente familiar e espaços comunitários ( Brasil. MS, 2003), analisaremos o papel de um Ambulatório na construção de uma rede mais ampliada, diminuição das barreiras de acesso a todos e desconstrução de estigmas.

Proponentes: Cyntia Mattar

 

13:00 - 15:00 / Sala P508
Roda de conversa - Narrativas Situadas da Deficiência

A atividade se divide em dois tempos: uma oficina prática e, posteriormente, uma roda de conversa entre deficientes visuais e videntes. Na oficina prática, os videntes vão se vendar e experienciar alguns exercícios praticados por quem vivencia, de fato, o cegar. Alguns coordenadores que participam da pesquisa do grupo Perceber Sem Ver, cegos e/ou com pouca visão, vão dialogar com os participantes sobre suas experiências com a deficiência a partir do que a oficina despertou neles.

Proponentes: Wanda Ferreira da Silva, Roberto Fernandes Sampaio, Severino Vicente da Silveira, Vitória Paixão, Ana Maria Santos Pereira Rocha da Paixão, Equipe Grupo Perceber sem Ver

 

13:00 - 14:00 - Sala N316
Palestra - Psicólogo pode falar de religião?

Uma psicologia comprometida com o cuidado do povo Brasileiro deve se preocupar com as circunstâncias políticas e sociais que envolvem nossos pacientes. E, dentre estas, a religião se encontra. O Brasil tem 92% de pessoas religiosas e está acima da média internacional de religiosidade. Um tema como esse, tão caro ao nosso povo, passa por nossas faculdades de psicologia sem aparecer. Mas como trabalhar com a religião? É possível ser ético e laico? Como podemos atuar contra a intolerância religiosa? Como separar uma psicologia que trabalha o tema da religião e uma psicologia religiosa? Psicologia Cristã existe? Espíritos podem ser consultados? Como ser religioso e psicólogo ao mesmo tempo. Essa conversa é para esclarecer todos esses temas tão importantes e negligenciados da psicologia!

Proponentes: Rebecca Ferreira Lobo Andrade Maciel

 

14:00 - 16:00 / Sala N212
Roda de Conversa - Precisamos conversar sobre a permanência do aluno com deficiência na universidade

A inclusão social é uma preocupação das sociedades democráticas. Precisamos estar atentos às demandas dos alunos com deficiência na universidade, conhecer a sua trajetória, as ações e os encaminhamentos que estão sendo tomados nesse processo.

É preciso debater os caminhos da inclusão no ensino superior, analisar e avaliar as políticas adotadas na instituição para garantir apoios e recursos no seu ingresso e permanência na universidade, em igualdade de condições com o resto do alunado.

É preciso provocar outros olhares, novas perspectivas de vida, difundir valores e compreensões acerca das diferenças.

Proponentes: Lucília Maria Moreira Machado

 

14:00 - 16:00 / Sala N318
Roda de Conversa - Conversa sobre a potência das palavras. Como as palavras te convocam? Como as palavras te tocam e afetam?

Uma roda de conversa aberta sobre a potência das palavras na literatura e na vida. A atividade vai ter um varal de textos diversos a parte que ficará na sala disposto para qualquer um pegar e fazer o que quiser com os mesmos.

A atividade acredita no acontecimento e por isso não tem uma descrição que possa representá-la por completo.

É uma aposta no encontro, na relação entre muitos e em como a conversa gerada em palavras - ou em movimentos nos quais as palavras propiciam - que terá como disparador alguns textos escolhidos, sobre palavras e sobre seus sentidos ou não sentidos pode afirmar a vida nos seus variados fluxos.

Proponentes: Julia Virginio Câmara

 

14:00 - 18:00 / CANCELADA

Oficina de Formação em Psicologia (UFF/Niterói) - DIA II

Esses dois encontros (terça e quinta) para discutir e coletivizar as demandas da sociedade e dxs alunxs em formação acontecem como encaminhamento da 2ª Reunião de Organização de Seminário: discussão sobre o ajuste do curso de Psicologia - que acontecerá no próximo semestre. Venham todxs, o curso é nosso!

Proponentes: Angelo Costa; Adriana Rosa; Emílio Nolasco; Gabriella Araújo

 

14:00 - 18:00 / Sala N303
Roda de Conversa - Intervenções em saúde e trabalho no SUS

Roda de conversa com experiências de intervenção em saúde pública voltadas à questão do trabalho no contemporâneo.

Proponente: NUTRAS

​

 

15:00 - 17:30 / Sala N301
Roda de Conversa - Drogas, hiv e Redução de Danos: o que a juventude tem a ver com isso?

Hoje, a epidemia de HIV é tratada como superada, tendo sido construída uma resposta de sucesso a ela. Entretanto, o que os números mostram é que, embora tenhamos conseguido grandes avanços principalmente com o desenvolvimento de novas medicações, os números de novas infecções ainda cresce, principalmente entre jovens gays, negros e negras e usuários de drogas. Esses dados indicam a necessidade de pensarmos o enfrentamento da epidemia de HIV considerando que esta é também uma epidemia de estigma e preconceito. Além disso, pensarmos o uso de drogas de uma maneira não moralista ou proibicionista, mas a partir da perspectiva da redução de danos. Dessa forma, torna-se cada vez mais necessário articularmos a produção de cuidado com o enfrentamento das vulnerabilidades sociais e do estigma.

Proponentes: Ivana Maria Fortunato de Barros e Kassia Fonseca Rapella; Phillipe Rocha Silva.

 

 

16:00 - 18:00  [Limite de 15 participantes]  / Sala P508

Experimentação corporal - Laboratório de Estudos do Movimento

Estrutura. Fim. Corpo limite. Medo de se perder. Vontade. Riso. Experimentar antes de pensar. Verdade. Esconderijo. Vazio. Proposta de atuação conjunta. Sinto-penso. Sentimento vazio. Vamos brincar? Cansaço. Não-pensar através do corpo. Quadríceps. Ser humano. Medo do outro e medo de sair de si. Corpo-piada. Descoberta moderada de si. Vazio e fruição da vida. Coletivo de eus, meus, nossos. Destruição da estrutura.

(Vir com roupas confortáveis)

Proponentes: Henrique Saldanha e Tatiana Delgado

 

16:00 - 19:00 / Auditório do IPSI, Bloco N, 4º andar
Cinedebate - A Máscara em que você vive

No documentário “A Máscara em que Você Vive”, é apresentada a problemática sobre a constituição da masculinidade nos Estados Unidos. Evidenciando seus argumentos através de referências da cultura pop, o longa aborda vários aspectos do crescimento da criança até a vida adulta, e como estes reforçam estereótipos de gênero e seu modo de retroalimentação. Pretendemos utilizar o filme como disparador para um debate sobre a violência com que criamos meninos, especificamente na cultura ocidental, fazendo-os esconder-se atrás de uma constante máscara de masculinidade, violência, dominação e opressão.

Proponente: Giovanna Ferreira Cardoso, Pedro Schneider, Hugo Costa

 

16:00 - 19:00 / Pilotis do bloco N

Minicurso - Oficina de Arte Ecológica e Exposição sobre Psicologia Ambiental/Racismo Ambiental

O Programa Vida no Campus vem realizando há 20 Anos Ações Extensionistas no IPSI. Nesta Edição da Semana da Psicologia UFF Propomos as Seguintes Atividades: Oficina de Arte Ecológica com Materiais Reutilizáveis, concomitante com uma Exposição sobre Psicologia Ambiental/Racismo Ambiental, seus principais conceitos e desafios para uma Educação Ambiental no Brasil.

Proponentes: Programa Vida no Campus

​

​

17:30 - 19:30 / Sala N301

Oficina demonstrativa de Teatro do Oprimido com o grupo Pirei na Cenna

Proponentes: Grupo Pirei na Cenna

​

 

18:00 - 20:00 / Sala N318
Palestra - O golpe de Estado no Brasil e seus efeitos

Gostaríamos de articular o recente golpe de Estado no Brasil com a perda de direitos sociais.

Proponente: Fernando Fagundes Ribeiro

 

19:00 - 21:00 / Sala N303
Roda de Conversa - Good luck and don’t fuck it up: as interfaces entre glamourização e marginalização do corpo drag

Em quais lugares a arte drag pode transitar? O que está por detrás de uma angústia e adiamento em trazer esse corpo para a rua? Quais as negociações envolvidas com essa performance? Em meio a essas e outras questões sem respostas definidas, essa roda de conversa se propõe a pensar quais os direitos que são postos em cheque quando a arte drag começa a ocupar espaços públicos e de que forma essa expressão dialoga com os movimentos sociais da atualidade.

Proponentes: Victor José Milet C. Ferreira, Thaís Silva dos Santos, Vinícius Jerônimo e Gustavo Henrique (Haus of Psi)

​

bottom of page