top of page

Programação atualizada - Sexta-feira (08/06)

Atenção: informações que foram alteradas estão em vermelho

​

​
 

 

10:00 - 12:00 / Sala N203

Roda de conversa - Amores livres e outros afetos

Espaço de troca onde possamos compartilhar experiências e problematizar o amor romântico e a monogamia compulsória. A ideia é pensar em múltiplas possibilidades de combinar liberdade e solidez na construção de outras formas de relacionamento, considerado as questões raciais e de gênero acerca do problema.

Proponentes: Isabelle Izequiel Vieira; Ana Clara Ruas


 

10:00 - 12:30 / Limite de 12 participantes / Sala N301

Oficina experimental - O corpo e a clínica: contato

Quando eu acolho o que há em mim, como eu percebo o outro? A oficina experimental "O CORPO E A CLÍNICA: CONTATO" buscará explorar diferentes possibilidades de encontro consigo e com o outro, por meio de exercícios bioenergéticos envolvendo respiração, movimento, sentimentos e expressão. O que acontece quando eu entro em contato com as sensações do meu corpo? Como acolho e respeito o que percebo? O que se move, o que congela, o que aterra? Venha e vamos criar juntos! Peço aos participantes que se vistam com roupas confortáveis.

Proponentes: Iana Carolina Maciel Franza

 

10:00 - 12:00 / Sala N205

Cinedebate - Autismo Infantil: Práticas Educativas Integradoras, Direitos Humanos e os Movimentos Sociais

Cinedebate abrangendo divulgação e lançamento do livro: "Autismo Infantil: Práticas Educativas Integradoras e Movimentos Sociais" o qual propõe uma exposição em datashow e um debate ao final da apresentação sobre as questões que envolve o Autismo Infantil, abordando os direitos humanos, em se tratando da escolarização do indivíduo com o transtorno, propondo práticas educativas consideradas inclusivas, apresentando a partir do estudo dos processos de inclusão/exclusão e desigualdade social, abordar os movimentos sociais em prol da igualdade de direitos das pessoas com autismo, assim como um contingente populacional que se encontra em situação de vulnerabilidade, como negros, pobres, mulheres, etc.

Proponentes: Andrea Rosa da Silveira

​

 

12:00 - 13:30 / Sala N207

Palestra - O abrigamento institucional num contexto de violência letal à juventude negra e/ou pobre no Brasil

A atividade propõe refletir sobre o acolhimento institucional e a sua incidência num contexto de gigante seletividade social e cruel extermínio da juventude negra. A partir da atuação cotidiana numa equipe gestora de um abrigo, propõe-se levantar questionamentos e fomentar reflexões sobre o trabalho com meninos adolescentes, em sua maioria, negros e que são as principais vítimas letais da lógica social racista

Proponentes: Tainara Cardoso

 

13:00 - 13:30 / Sala N203

Testemunho - Preconceito de classe social. 

Experiência pessoal sobre como decidi cursar psicologia

Proponentes: Graziele Albino

 

13:00 - 15:00 / Sala N303

Roda de Conversa - Merlí e o espaço da monitoria na psicologia: conversa sobre as relações entre professor-aluno/aluno-aluno

Um professor de filosofia é chamado para ser professor substituto em uma escola de ensino médio. Desde então o mesmo promove um método de ensino apartado do convencional. Nessa jornada o que se passa em sala de aula e na vida cotidiana dos alunos é transformado em uma só superfície: o que se aprende extrapola os limites da escola.

Cabe a nós pensar como o espaço de monitoria pode ser um dispositivo para quebra de paradigmas, resistência e cuidado para com os alunos dentro da universidade.

Proponentes: Júlia Virgínio Câmara; Jéssica Franco Coelho; Débora Inêz da Costa Brandão; Larissa Rodrigues Rezende; Maria Rita Santana; Mayara Herdy; Miguel Oliveira; Úrsula Galindo

 

13:00 - 15:00 / CANCELADA

Palestra - O Corpo em Terapia - O trabalho com a Clínica Reichiana

Nesta conversa apresentaremos uma breve introdução ao pensamento reichiano com enfoque em seu trabalho clínico. Propõe -se uma maneira de ver e atuar que aprofunde um maior contato consigo e com as pessoas e o ambiente que nos rodeiam.

Proponentes: Valéria Marques (Núcleo de Psicoterapia Reichiana)

 

14:00 - 15:00 / Sala N203

Palestra - Os desafios de uma avaliação neuropsicológica infantil fora da caixinha

Como estruturar a avaliação para uma criança que a língua nativa não é o português? Como mostrar no resultado do processo avaliativo, além das dificuldades da criança, um caminho pautado no que ela gosta para um acompanhamento ou uma reabilitação que pense suas potencialidades. Estruturação de jogos e técnicas para a observação dos sistemas perceptuais de maneira não invasiva.

Proponentes: Erika Barbosa Pelegrino de Medeiros

 

14:30 - 15:00 / Sala N207

Palestra - Racismo, ocidentalismo e produções da Disney: o Aladdin e a guerra ao terror

A Walt Disney Animation Studios é um estúdio de animação americano que cria longas-metragens e curtas-metragens. O estúdio já produziu 56 filmes animados, começando com "Branca de Neve e os Sete Anões", lançado em dezembro de 1937, até o mais recente, "Viva - A Vida É Uma Festa!", em setembro de 2017. A intenção da palestra é analisar conforme a teoria de Edward Said a cerca do Ocidentalismo e Orientalismo como o grande sucesso de bilheteria da época Renascentista dos estúdios, o filme "Aladdin" (1992), pode influenciar na formação do pensamento de que "ser ocidental é a melhor opção" e fazer um paralelo com o que é o racismo e a negação das culturas do "outro" dentro de um espectro mundial. Serão abordados também os autores Ian Baruma e Avishai Margalit para mostrar como os outros povos recebem as pressões do padrão ocidental e por fim mostrar como todo o conteúdo em prol da disseminação do pensamento "ocidentalista" pode interferir na sociedade seguindo a teoria sobre educação e cinema de Rosália Duarte.

Proponentes: Ramón Brito Lacerda

​

 

 

15:00 - 17:00 - Pilotis do Bloco P

MESA DE ENCERRAMENTO - Direitos humanos: as psicologias entre movimentos sociais e racismos

Convidados: MCs representantes da BEM (Biblioteca Engenho do Mato) + Laís Salgueiro/Dofono/Ferran

 

Haverá apresentações artísticas!

​

​

​

​

 

​

18:00 - FESTA JUNINA DE ENCERRAMENTO

ORLA DO CAMPUS do GRAGOATÁ - ATRÁS DO BLOCO M 

​

Arraiá da Psi

​

​

​

​

​

 

​

bottom of page