top of page

Sobre

   As alunas e alunos de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto com alguns professores e professoras, tem produzido um evento com duração de uma semana, chamado Semana de Psicologia. Este é um projeto de extensão, e tem como objetivo criar uma relação mais próxima entre estudantes, docentes e a população, privilegiando o contato com conhecimentos não aprofundados e não apresentados no currículo, através de apresentações que vem de fora da universidade e também através das nossas próprias produções, abraçando assim monografias, pesquisas, trabalhos, projetos de extensão, rodas de conversa, cinedebates, palestras, experimentações, minicursos, entre outras atividades.

   A ideia é, também, permitir um debate horizontal entre todas e todos, sem hierarquia. Somos por uma semana democrática, na qual cada um possa expressar opiniões, debater e colocar dúvidas livremente. A Semana propõe uma política igualitária que zela pela participação de um conjunto, permitindo, assim, uma maior integração que enriqueça e desenvolva ainda mais a parte individual e comunitária da Universidade.

Como foi ano passado?

   Em 2017 fizemos a Semana de Psicologia com o maior número de participantes. Mais de mil pessoas se inscreveram em nosso site, e tivemos mais de 80 atividades acontecendo. Além disso, encerramos o evento com a maravilhosa Festa da Primavera, onde recebemos a nova estação na orla do campus.

   Vale comentar também a emergência da Semana Paralela de Psicologia Preta, que compôs três eventos em caráter de intervenção e um curta-metragem amador, abordando Raça e Racismo na Psicologia - um tema ainda lamentavelmente pouco pautado dentro de nosso curso.

    Os eventos foram lotados por pessoas não só da Psicologia, mas de outros cursos da UFF e até de fora da universidade, com repercussões na Semana de Psicologia da UFRJ e na I Semana de Psicologia Social Comunitária da PUC-RJ, em composição com os coletivos Nuvem Negra e Bastardos da PUC.

 

   Nesse ano, vão rolar duas semanas em uma: a XI Semana de Psicologia e a Semana Paralela de Psicologia Preta e Indígena! Desejamos repetir o sucesso de ambas e contamos com sua participação nessa construção, propondo atividades e/ou participando delas!

​

Chegue mais!

bottom of page